Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Judas e Maria



‘Retrato de Mãe’

“Depois de muito tempo,
sobre os quadros sombrios do Calvário,
Judas, cego no Além, errava solitário...
Era triste a paisagem,
O céu era nevoento”...

“Cansado de remorso e sofrimento,
Sentara-se a chorar...
Nisso, nobre mulher de planos superiores,
Nimbada de celestes esplendores,
Que ele não conseguia divisar,
Chega e afaga a cabeça do infeliz.
Em seguida, num tom de carinho profundo,
Quase que, em oração, ela diz:
– Meu filho, por que choras?”

“Acaso, não sabeis? – replica o interpelado,
Claramente agressivo,
Sou um morto e estou vivo.
Matei-me e novamente estou de pé,
Sem consolo, sem lar, sem amor e sem fé...
Não ouviste falar em Judas, o traidor?
Sou eu que aniquilei a vida do Senhor...
A princípio, julguei
Poder fazê-lo rei,
Mas apenas lhe impus
Sacrifício, martírio, sangue e cruz.
E em flagelo e aflição
Eis que a minha vida agora se reduz...
Afastai-vos de mim,
Deixai-me padecer neste inferno sem fim...
Nada me pergunteis, retirai-vos senhora,
Nada sabeis da mágoa que me agita,
Nunca penetrareis minha dor infinita...
O assunto que lastimo é unicamente meu...
No entanto, a dama calma respondeu:
– Meu filho, sei que sofres, sei que lutas,
Sei a dor que te causa o remorso que escutas”,

“Venho apenas falar-te
Que Deus é sempre amor em toda parte...
E acrescentou serena:
– A Bondade do Céu jamais condena;
Venho por mãe a ti, buscando o filho amado.
Sofre com paciência a dor e a prova;
Terás, em breve, uma existência nova...
Não te sintas sozinho ou desprezado”.

Judas interrompeu-a e bradou rude e pasmo:
– Mãe? Não me venhais aqui com mentira e sarcasmo.
Depois de me enforcar num galho de figueira,
Para acordar na dor,
Sem mais poder fugir à vida verdadeira,
Fui procurar consolo e força para viver
Ao pé da pobre mãe que me forjara o ser!...
Ela me viu chorando e escutou meus lamentos,
Mas teve medo de meus sofrimentos
Expulsou-me a esconjuros,
Chamou-me monstro, por sinal,
Disse que eu era
Unicamente o espírito do mal;
Intimou-me a terrível retrocesso,
Mandando que apressasse o meu regresso
Para a zona infernal, de onde, por certo, eu vinha...
Ah! detesto lembrar a horrível mãe que eu tinha...
Não me faleis de mães, não me faleis de amor,
Sou apenas um monstro sofredor...
– Inda assim – desse a dama, docemente –
Por mais que me recuses, não me altero;
Amo-te, filho meu, amo-te e quero
Ver-te de novo, a vida
Maravilhosamente revestida
De paz e luz, de fé e elevação...
Virás comigo à Terra,
Perderás, pouco a pouco, o ânimo violento,
Terás o coração
Nas águas de bendito esquecimento.
Numa nova existência de esperança,
Levar-te-ei comigo
A remansoso abrigo,
Dar-te-ei outra mãe! Pensa e descansa!”...

“E Judas, nesse instante,
Como quem olvidasse a própria dor gigante
Ou como quem se desgarra
De pesadelo, atroz,
Perguntou: – Quem sois vós?
Que me falais assim, sabendo-me traidor?
Sois a divina mulher, irradiando amor
Ou anjo celestial de quem pressinto a luz?!”

“No entanto, ela a fitá-lo, frente a frente,
Respondeu simplesmente:
– Meu filho, eu sou Maria, sou a mãe de Jesus”.


Maria Dolores por Chico Xavier

in ‘Momentos de Ouro’ (1ª Ed. GEEM, págs 30/35)

(Extraído do livro “Regina – O Evangelho de Maria” por Jorge Damas (1ª Ed,Aliança da Fraternidade, 2000)





Nenhum comentário:

Postar um comentário