Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

Introdução e Prefácio do 'Livro de Tobias' (Ed. FEB)



‘O Livro de Tobias’
(3ª Ed. FEB-1992)

“Introdução

      Allan Kardec, no capítulo XXVII, § 8º, de “O Evangelho Segundo O Espiritismo” diz:

          Se o anjo que acompanhou a Tobias lhe houvesse dito: “Sou enviado por Deus para te guiar na tua viagem e te preservar de todo perigo”, nenhum mérito teria tido Tobias. Fiando-se no seu companheiro, nem sequer de pensar precisaria. Essa a razão por que o anjo só se deu a conhecer ao regressarem .

e, no capítulo XXV, § 5º, escreve:

          “Pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão.”

           Mas nas edições populares da Bíblia nada encontramos sobre Tobias e o anjo que o guiou. Por motivo que nos explicará o Rev. Abade Delaunay no prefácio aqui a seguir, o belo Livro de Tobias só aparece na Bíblia oficial católica romana, obra custosa e rara, inacessível à imensa maioria das pessoas que leem essa observação kardeciana. No entanto, essa referência do nosso Mestre torna mais uma vez “canônica” essa parte das Sagradas Escrituras, na qual, pela primeira vez, no Velho Testamento, aparece uma linguagem precursora daquela que viria mais tarde pela boca do Divino Mestre.
     Para os estudiosos de Espiritismo, o Livro de Tobias tem o máximo interesse, porque nos relata o caso da materialização de um Espírito superior que, para cumprir sua missão na Terra, formou um corpo em tudo semelhante aos nossos, substancial e duradouro, mas que se desfez diante dos olhos de dois homens, assim como o de Jesus se desfez diante dos judeus que o queriam apedrejar.
     Pretendemos, pois, prestar um serviço aos estudiosos, fornecendo-lhes a presente cópia do Livro de Tobias com alguns comentários nossos.
                                                                                                           Ismael Gomes Braga”

“Prefácio ao  ‘Livro de Tobias’

                Os hebreus no seu catálogo das Sagradas Escrituras não contavam o livro de Tobias; e isto, ao que parece, porque dele não tinha tido notícia Esdras, quando, autorizado pela sinagoga magna, reviu, coordenou e compilou os livros sagrados, depois da soltura do cativeiro de Babilônia. Mas a Igreja do Cristo sempre teve o livro de Tobias por um dos livros divinos. Do que são boas provas, por uma parte, os catálogos de S. Inocêncio II, de Gelásio I, de S. Agostinho e de S. Isidoro de Sevilha; por outra, as frequentes citações que deste livro canônico fizeram os padres dos primeiros séculos, a saber: S. Policarpo, S. Irineu, S. Clemente Alexandrino, S. Cipriano, S. Hilário e S. Ambrósio.
                Foi este livro originalmente escrito em caldaico; e, pelo que se diz no cap. XI, v. 20, segundo a versão grega, os mesmos Tobias pai e filho foram seus autores.
                Hoje, não existe exemplar algum, caldaico, deste livro; mas é notório que o exemplar de que se formou a versão grega era mui diverso daquele de que, muitos tempos depois, formou S. Jerônimo a versão latina que hoje temos, e que foi feita por ele sobre a fé de um judeu, que lho interpretara do caldaico; porque não falando na discrepância do número dos anos dum e doutro Tobias, e noutras diferenças que se irão apontando nas notas, a versão grega fala Tobias de si na primeira pessoa, quando na latina se fala sempre dele na terceira.
                Porém, estas e outras semelhantes variedades das duas versões, por isso mesmo que quase todas consistem em referir uma o que a outra omite, nada podem nem devem derrogar da fé que merece a substância dos fatos e o essencial da História.
                O mesmo se deve dizer a respeito da discrepância sobre o número dos anos que viveram pai e filho; pois, em nenhuma matéria é mais fácil, em nenhuma costuma ser mais frequente a equivocação, ou descuido dos copiadores, do que nesta dos números. E cometida uma vez a falta, lavra esta logo pelos mais exemplares que daí por diante se vão tirando; e quando depois se observa a variedade das cópias, já se não pode saber nem onde está o erro nem qual foi o primeiro que o cometeu.
                Toda a fé das escrituras Sagradas vacilaria se ela se ligasse aos números, porque nenhum dos seus livros históricos deixa de os trazer diferentes entre si; por isso, falando dos livros de Reis e dos Paralipômenos, já S. Jerônimo advertia que era baldado o trabalho de quem pretendesse conciliar os seus números.
                Fique logo assentado que, salva a substância dos fatos essenciais, é lícito aos sagrados intérpretes disputar, entre si, sobre pontos cronológicos, e estabelecer nestas matérias o sistema que a cada um parecer mais defensável, como com efeito os estabeleceram diversos sobre a cronologia de Tobias os dois críticos Calmet e Houbigant.”  





3 comentários:

  1. Por que é tão difícil encontrar o Livro de Tobias Segundo Espiritismo? Gostaria imensamente de ler este Livro!

    ResponderExcluir
  2. Não é difícil não. No site de livros usados chamado 'Estante Virtual' ele se encontra a venda a partir de R$ 4.99 + frete. Fraternalmente,

    ResponderExcluir
  3. Li atentamente o Livro de Tobias. No capítulo Noite de Núpcias versículos 1 a 3 quando Rafael vai prender o demônio no Egito e No capítulo O Desenlace, fica bastante claro para mim, a tese do corpo fluídico de Jesus contida na obra Os Quatro Evangelhos. O Anjo Rafael plasmou um corpo fluídico para desempenhar a sua missão na Terra.

    ResponderExcluir