Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

AE - 'A Mediunidade entre os antigos Judeus'



A Mediunidade
entre os
Antigos Judeus


Lino Teles (Ismael Gomes Braga)
Reformador (FEB) Julho 1962

Primeiro Livro de Reis

- Em 9:2 a 9, Jeová aparece e fala a Salomão.
Em 13:1 a 10, um profeta admoesta a Jeroboão; mas este profeta desobedeceu às ordens recebidas e foi morto por um leão ( 13:24 e 25).
Em 14:6 a 16, a mulher de Jeroboão vai consultar o velho médium cego Ahijah sobre o futuro de seu filho doente e recebe a triste notícia de que morrerá e a casa será extinta.
No capítulo 17 começa o relato da vida do profeta Elias, toda repleta de fatos espíritas. Em 17: 17 a 23, ele restaura a vida de um menino tido por morto.

Segundo Livro de Reis

            - Em 2:11 e 12, aparece o relato de um carro de fogo que recolheu Elias e o elevou para o céu. Eliseu, servo de Elias, continua-lhe a obra profética. Em 4:32 a 37, cura ele a um menino tido por morto, justamente como fizera Elias.
Em 4:42 a 44, Eliseu opera uma multiplicação dos pães, semelhante às que mais tarde foram realizadas por Jesus. Em 5: 9 a 14, cura um leproso.
Em 22:14, aparece à profetisa Huldah, mulher de Shalium, habitante de Jerusalém.
Embora naquele tempo a mulher fosse escrava do homem, sem nenhum direito religioso, surgem várias médiuns (profetisas, como se dizia) em Israel e passam à história religiosa do povo.

Job

           - Este grande vulto da Bíblia é o modelo da paciência e da fé em Deus.      
 Suas palavras são cheias de sabedoria. Vamos dar aqui uma frase para meditação dos reencarnacionistas: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá.” Confrontamos a frase com a tradução em Esperanto que é famosa pela fidelidade, e vemos que está literalmente igual: “Nuda mi eliris el la ventro de mia patrino, kaj nuda mi revenos tien.” (1:21)
Jeová fala a Job e diz frases que exigem reflexão:
“Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da Terra? “ (38:4)
“Sem dúvida sabes, porque neste tempo eras nascido, e é grande o número dos teus dias.” (38:21)

O Livro de Salmos      

É todo formado de poesia religiosa, inspirada, que se conserva sempre bela.

O Livro de Isaías

        - É todo mediúnico. São Espíritos de muita elevação que falam pela boca do maior profeta de Israel, ensinando a evolução moral dos homens e dos animais e incutindo otimismo nos corações. Ensina que tudo melhora, animais e homens, para atingir a perfeição moral. A profecia do nascimento de Jesus acha-se em 7:14.
No capítulo 32 vem a profecia do reinado do bem sobre a Terra. É a transformação do mundo de expiações e provas em mundo feliz, hoje anunciada pelos Espíritos por diversos médiuns. Leia-se também 65:17 a 25.

Jeremias 

         - Igualmente é obra inteiramente mediúnica, de ensinamentos e predições.             
 Todos os profetas da Bíblia são médiuns de faculdades semelhantes e transmitem em nome de Jeová as mensagens de diversos Espíritos, nem sempre muito elevados.

Ezequiel 

        - No capítulo primeiro descreve, ao que parece, a visão de quatro discos voadores, descidos do espaço com vários tripulantes. Essa visão vem repetida no capítulo 10.

Daniel

       - O profeta e seus amigos foram atados e lançados numa fornalha de fogo ardente, mas o fogo não os tocou (3:24 a 27). No capítulo 5 vem o relato do fenômeno de escrita direta, de palavras que certa mão materializada escreveu na parede do salão de banquetes de Baltasar. Essas palavras são: MENE, MENE, TEKEL, UPHARSIN, que Daniel traduziu assim: “Deus contou o teu reino, e o acabou; pesado na balança e achado falta. Está dividido o teu reino entre os Medos e os Persas.”
 Não é este o único fenômeno de escrita direta na Bíblias; igualmente as tábuas da lei foram recebidas pela escrita direta.
 No livro de Daniel aparecem muitos fenômenos espíritas diferentes: sonhos, visões simbólicas, aparições, etc.

O Livro de Joel  

           - Neste livro aparece a predição do grande surto de mediunidade que teria de aparecer no mundo. (3:28 e 29)
            Passamos sem menção muitos livros de profetas, por serem obras inteiramente mediúnicas, e como tais sempre aceitas através dos tempos. Mas é preciso hoje estudar os diferentes níveis dessas comunicações, porque os Espíritos que as ditaram são de categorias muito diferentes uns dos outros.
            Os judeus aceitavam como bom tudo que era mediúnico. Hoje estamos avisados do perigo de assim proceder.
            Bastam as notas que já demos em diversos artiguetes sobre os fatos espíritas do Antigo Testamento, que mostra muita evolução moral na literatura mediúnica. Com a vinda de Jesus, toda a literatura religiosa se elevou muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário