Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

20 Trabalhos do Grupo Ismael

  


                              20



                        SESSÃO DE 16 DE AGOSTO DE 1939

                       Comunicação inicial, psicográfica

Conveniência de serem divulgados os estudos e trabalhos do Grupo.


                                          Médium: J. CELANI


Deus vos abençoe. Paz, meus filhos.
As reuniões que vos atraem semanalmente aqui,  a este  recinto, poderão constituir verdadeiramente um refrigério para as vossas almas, quando conseguirdes interpretar fielmente a sua finalidade, os seus efeitos e os benefícios que prestam a outros que, invisíveis, em grande número as procuram.
O estudo que fazeis não deve ficar sob o alqueire. Devera ser anotado e difundido amplamente, como norma para outros obreiros, na organização de suas assentadas semanais. Os ensinos professados nas escolas não ficam, no vosso mundo, circunscritos aos que deles participaram; servem de base a grandes monumentos de sabedoria, que formam o patrimônio intelectual das gerações.
 Assim, também, no domínio dos estudos evangélicos, tudo quanto de bom for obtido deve ser ventilado, para  estudo e proveito do maior número de estudiosos.
 E’ uma sugestão que me ocorreu fazer-vos, mesmo porque os estudos deste Grupo, no passado, jazem na memória dos que deles partilharam, não tendo os novos admitidos elementos para conhecimento da produção deles e análise de suas diretrizes.
Meus filhos, deixai-me tratar-vos assim, o amor que voto ao Evangelho empolga o meu espírito  e grande é o meu desejo de ver a essência de seus ensinos presidindo à educação dos filhos de Deus, tão afastados do verdadeiro caminho da salvação. As minhas palavras refletem esse amor.
Perdoai, meus caros, ao vosso condiscípulo, que vos deseja muita luz e muita paz no vosso estudo. Deus vos abençoe. – Romualdo.

*

Comunicação final, sonambúlica


– Como deve proceder o médium nas épocas de transição como a atual.   Os médiuns e seus deveres precípuos.  – A maneira por que devem considerar suas faculdades, para guardar-los como preciso tesouro. 
               

Médium: J. CELANI


Paz seja convosco. Volvo o meu pensamento para os dias vividos nessa gleba de expiação e não posso, sem grande tristeza, aproximar-me desta cadeira, que me lembra quanto eu pudera ter feito e não fiz, porque o meu Espírito não estava integrado completamente nos ensinos evangélicos.
Quando a minha carcaça tombou exânime, retumbou, nas cavernas do infinito, o brado: Morreu o Frederico! E o Frederico, ouvindo os ecos desse grito, perguntava a si mesmo: Que fez Frederico? Qual a sua obra, qual a sua produção no posto que a misericórdia do Pai lhe designara, como meio de resgatar um passado de trevas, de misérias inenarráveis?
 Mas, o olhar de Maria, desse Espírito excelso, que é o paradigma de tudo quanto é elevado e puro, transformou a tristeza que me empolgava numa suavíssima melancolia, fazendo-me vislumbrar, no futuro que me aguarda, a reparação completa do tempo perdido.
 Meus caros amigos, o Evangelho não se lê, não se estuda: o Evangelho sente-se.  O médium deve guardar suas faculdades com o mesmo zelo, com o mesmo cuidado com que as criaturas avaras guardam tesouros.
 Eu viera para apresentar ao mundo um aspecto novo dos ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo  e do desempenho dessa tarefa muito teria lucrado o meu espírito, se eu a houvesse desempenhado até o fim.
 Mas, os pendores eram mais fortes do que a minha vontade vacilante  e não pude vencer os empecilhos  que se antepunham ao cumprimento dos deveres que me corriam, como instrumento do luminoso Anjo Ismael.
O médium, nas épocas de transição, nos momentos amargos,  deve ser o portador da palavra de ordem do infinito, da palavra de verdade e de esperança, de consolação e de amor. Mas, para que o médium  desempenhe assim a sua grande missão,  precisa ter moral, precisa ser sóbrio, precisa controlar a vontade e dirigir a razão e o coração. Não deve ter hora para exercer a caridade, precisa estar de continuo vigilante, para, na hora em que for chamado ao cumprimento do dever, achar-se em condições de oferecer aos instrumentos da misericórdia do senhor a sua passividade, a sua dedicação, o seu sentimento de caridade.
 Ai de mim! Fiquei muito aquém da tarefa e não me canso por isso de assistir àqueles que me sucederam neste posto.  E confio que alguém há de surgir, capaz de levar a termo a obra que deixei em meio.
 Aqui estão os outros. Está o Ulysses, que foi o meu sucessor imediato. Como chora e como se prepara para continuar a sua tarefa!
Meus caros amigos, o labor no infinito é simplesmente formidável. Os Espíritos ao serviço do Cristo se desdobram no afã de salvar essa humanidade transviada do caminho da vida, desapercebida dos seus deveres. Esse que daqui saiu debuxou perfeitamente o quadro da humanidade e, se assim é, como não haver sofrimento, que é o lembrete à consciência do homem para que pense no Criador e nas suas leis!
 No estado de decadência do ensinamento religioso a  que chegou a humanidade, tem a Doutrina Espírita campo vasto para  a sua semeadura e os médiuns, que são os maiores devedores, possibilidades muito grandes para a reparação de seu passado culposo.
Dado esse testemunho de fraternidade para convosco, eu vos exprimo a simpatia e os sentimentos amorosos  de todos os demais companheiros e peço a Maria, a Mãe Santíssima,  que vos abençoe, que vos conforte os corações e defenda os lares, a fim de poderdes lavrar o trecho de campo que vos está confiado, completamente capacitados de que o olhar do Pastor vos protege contra as investidas do mal. Paz fique convosco. Frederico.

Nota. – Frederico Junior, que foi médium do Grupo nos primeiros tempos de seus labores, o que recebeu os três livros transmitidos do Além por Bittencourt Sampaio.



................................................


Nota do Blogueiro - O quarto livro : "Regina" desde muito prometido por Bittencourt Sampaio, chegou a nós muitas décadas depois sob a inspirada pena do Dr. Jorge Damas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário