Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Imagens vs Ídolos Católicos vs Protestantes




O Catolicismo
 comenta sobre Imagens


            Segundo a ‘Bíblia Sagrada’, edição Clarentina -1982, tradução do Frei João José Pedreira de Castro com base na Bíblia dos Monges de Maredsous, religiosos beneditinos da Bélgica que, por sua vez, a traduziram de cópias em aramaico, hebraico e grego, encontramos, à página 1585, as seguintes observações (os destaques em vermelho são do blogueiro):

            “A proibição de Ex20,4s e do Dt 4,15s aplica-se às imagens cultuais.

             No Novo Testamento a palavra ‘imagem’ é usada às vezes no sentido de: expressão autêntica e adequada. São Paulo diz, por exemplo, que Cristo é a imagem de Deus; II Cor 4,4; Col 1,15; 3,10; outras vezes indica subordinação de uma ordem inferior a outra superior.

             Por exemplo:

- o cristão em relação ao Cristo: Rm 8,29;

- a vida terrestre em relação às realidades espirituais; I Cor 15,49; II Cor 3,18.

            Neste sentido se diz que o homem foi criado à imagem de Deus: Gen 1,26s; 5,1; 9.6; Sab 2,23; Eclo 17,1; Sl 2,23;

            - tanto no Ex como no Dt a proibição de imagens refere-se às imagens dos deuses estrangeiros e não de qualquer espécie de desenho, pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e de figuras de deuses falsos que tomavam formas de pessoas, animais, astros etc. Tanto é assim que o mesmo Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Esta imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz: Jo 3,14s. Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório: Ex 25,18ss. Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer também querubins e outras figuras várias, entre as quais leões e bois: I Rs 7,29. Nem por isso o templo foi do desagrado de Deus.

            Com essas proibições, Deus procurava proteger o pequeno povo de Israel, cercado de tantos povos idólatras e ele mesmo propenso à idolatria, do perigo dessa mesma idolatria. Portanto, ao recriminar os católicos, os protestantes deveriam primeiramente provar que as imagens de Jesus Cristo, Maria Santíssima e dos Santos, são realmente imagens daqueles deuses estrangeiros. Uma coisa é imagem, outra é ídolo. O mesmo Deus que proibiu fazer imagens (de ídolos) mandou fazer imagens (não de ídolos), como a serpente de bronze, os querubins.


Impossível fazer qualquer tipo de comentário!!!





2 comentários:

  1. la prohibicion de las figuras de cualquier ser vivo del cielo, de la tierra, o de debajo de las aguas, era para un pueblo y un tiempo especifico, frente al ambiente en que se daba la vida de ese pueblo. Las imagenes que se exponen en la Iglesia, no ofrecen peligro delante de Dios. Yahveh es un Dios soberano y no teme a una simple imagen de barro, de oro, o de cualquier material. Los evangelicos con tanto "celo" por Dios, dan la impresion que el Dios al que ellos adoran es un dios miedoso y acomplejado.

    ResponderExcluir
  2. Não sei como se desenvolve o assunto em seu país de origem mas aqui vivemos processos de verdadeira adoração de imagens principalmente em 2 eventos católicos: A festa do Círio de Nazaré e o dia de N.S. de Aparecida. Há que adorar a Deus em Espírito e Verdade já que quando dois de nós estivermos reunidos em nome de Jesus ele lá estará entre nós.
    Como agora...

    ResponderExcluir